Regulagem Básica
de Guitarra


Regulagem Básica de Guitarra

É sensacional conhecer bem sua guitarra, e isso o ajudará em longo prazo. Este artigo mostra, passo-a-passo, como você mesmo pode regular sua guitarra facilmente. Assim como em qualquer projeto, a primeira coisa de que você precisa é um bom conjunto de ferramentas.

Método

Verifique se o braço está reto. Olhe o braço em busca de deformidades ou curvas. Para verificar de forma mais precisa, coloque uma régua ao longo do braço, apoiando ela sobre os trastes. Faça isso com ambos os lados para ver se o braço não está torcido. O braço tem que ter uma curva côncava bem suave, de modo que a mão se curve ligeiramente em direção à ponte. Os luthiers dizem que essa curva “alivia” um pouco o braço. Tem que haver um espacinho bem pequeno entre o braço e a ponta. Se a curva do braço se distanciar das cordas, para trás, você poderá ter problemas que afetarão a ação da guitarra; caso isso aconteça, você deverá levá-la a um luthier.

Faça uma medição mais precisa se você achar que o braço está empenado. Use a corda ré para verificar a linearidade do braço, verificando a altura da corda. Depois de colocar as cordas, coloque um dedo na corda ré no primeiro e no último traste e, em seguida, cheque a distância entre a corda e o braço da guitarra no 12º traste. O ideal é que o espaço permita passar um cartão de visita. Você pode verificar a linearidade de todo o braço tocando em lugares diferentes trastes e utilizando a corda como referência. Se você tiver um calibrador, coloque um capo sobre o primeiro traste. Mantenha o último traste da corda mais grave pressionado. Com seu medidor, cheque a distância entre a corda e o oitavo traste. A medida deve ser de aproximadamente 0,010 polegadas (0,254 milímetro). Se a medida for maior do que essa, você terá que apertar o tensor. Gire a chave Allen no sentido horário.

Ajuste o tensor do braço. Se você precisar fazer ajustes no braço, retire a tampa do tensor. Na maioria das guitarras, ele fica geralmente localizado na parte superior do braço, mas também pode focar na parte inferior, mais perto da ponte. Ajuste delicadamente, girando uma chave allen do tamanho adequado. Se o braço estiver muito convexo, gire a chave Allen no sentido anti-horário, levantando as cordas. Faça esse ajuste devagar, girando apenas um quarto de volta de cada vez. Então, espere a guitarra acomodar um pouco e afine-a antes de testar ou tocar novamente. Deixe-a descansando durante a noite.

Verifique o ângulo entre o braço e o corpo da guitarra. Se o tensor estiver regulado, mas as cordas após o 12º traste estiverem muito distantes do braço da guitarra, pode haver um empeno do braço em relação ao corpo. Repouse a guitarra em uma superfície plana, e remova as cordas antes de desaparafusar o braço. Braços parafusados podem ser removidos do corpo retirando os quatro parafusos localizados na parte de trás da guitarra, para garantir que o encaixe esteja nivelado. O braço da sua guitarra deve estar paralelo ao corpo, mas muitas vezes há serragem da vindo fábrica, o que significa que o braço está torto. Se assim for, limpe a área e parafuse o braço novamente.

Se o braço ainda estiver empenado, coloque um "calço” entre os dois parafusos inferiores (para inclinar o braço para trás) ou entre os dois parafusos superiores (para inclinar o braço para frente). Qualquer coisa bem fina, como um post-it, funcionará bem. Esse calço precisa grudar na superfície e não se mover quando você parafusar o braço novamente. Se você precisar de um calço mais grosso, basta dobrar o post-it.

Prévia

Apoiadores

Eva Turner
Anderson Santos
Barbeiro Profissional

"Com 17 anos de profissão, Anderson Santos é um hair stylist renomado que já teve a oportunidade de trabalhar com diversos profissionais. Ao longo de sua carreira, já cuidou do visual de celebridades, como Pelé, Frank Miller, entre outras renomadas celebridades. "

Eva Turner
Chef Diego Lozano
Chef Pâtissier

"“Desde que fiz meu primeiro bolo de chocolate, me apaixonei pelo açúcar (mesmo tendo trocado o açúcar por sal). Apaixonado, obcecado, alucinado por confeitaria, me especializei na arte de fazer doces (inclusive bolos de chocolate) e decidi dividir minha paixão e conhecimento com todos aqueles que desejam iniciar na área ou buscam especialização.”"

Eva Turner
Claudio Diniz
Palestrante

"Especialista em Gerenciamento de Projetos e Formação de Líderes, passou os últimos 30 anos atendendo empresas de vários portes e segmentos de mercado. Graduado em Administração, Técnico em Contabilidade, MBA em Gestão de Projetos pela FIAP-SP, Certificado PMP e Membro do PMI, Certificado Executive Coach e Membro da Sociedade Brasileira de Coaching."

Eva Turner
Marcos Kleine
Guitarrista

"Marcos Kleine é um guitarrista, produtor musical e compositor de trilhas sonoras. Teve visibilidade no exterior por tocar versões de temas da série Star Trek na guitarra e isso lhe rendeu um convite isso lhe rendeu um convite para compor a trilha sonora da paródia animada Sev Trek. Atualmente toca na banda Ultraje a Rigor. Marcos Kleine junto com a banda "Ultraje a Rigor" atualmente participa de um programa na rede SBT de televisão chamado "The Noite" apresentado por Danilo Gentili."

Capítulos

  • Capitulo 1

    Em um universo de rápidas transformações e disseminação da informação instantânea, os profissionais precisam estabelecer um programa de atualização constante, buscando mais conhecimento e investimento em si mesmos.

Preços & Pacotes

Degustação

2 capítulos grátis
R$0
  • Método Inovador
  • Certificado Reconhecido
  • Mensagem Direta
  • Material Didáico Interativo

Online

Assista sempre que quiser.
R$ 0,00
  • Método Inovador
  • Certificado Reconhecido
  • Mensagem Direta
  • Material Didáico Interativo

Presencial

Estude em sala de aula.
Em breve!
Inscreva-se para receber 2 aulas gratuitas deste curso em: https://goo.gl/nWLN9v

Preencha o formulário abaixo para ter acesso completo ao curso.

  • ASSISTA SEMPRE QUE QUISER!
  • 50% PRESENCIAL / 50% ONLINE
  • PRATIQUE O QUE APRENDEU!
  • MATERIAL DE APOIO INTERATIVO
  • CERTIFICADO RECONHECIDO
  • AMBIENTE 100% SEGURO

Deixe seu comentário...

Seus dados pessoais não serão publicados.